Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41364

Compartilhe esta página

Título: Apreciação musical: desafios e possibilidades para o aprendizado dos alunos das escolas de educação básica da cidade de Gravatá-PE.
Autor(es): SILVA, Isailda Isaias da
Palavras-chave: Artes – Estudo e ensino; Música – Estudo e ensino; Música - Análise, apreciação
Data do documento: 26-Jan-2016
Citação: SILVA, Isailda Isaias da. Apreciação musical: desafios e possibilidades para o aprendizado dos alunos das escolas de educação básica da cidade de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo Analisar como a apreciação musical é trabalhada pelos professores de música nas aulas de Arte em escolas de Gravatá, Pernambuco. Nossos objetivos específicos foram: Apresentar o debate teórico entre as categorias arte, música e apreciação musical; Identificar a compreensão de apreciação musical dos professores de música em escolas de Gravatá; Identificar como a apreciação musical é trabalhada nas aulas de música e apontar as dificuldades encontradas pelos professores de música nas aulas de Arte em escolas de Gravatá, Pernambuco. Para atender aos objetivos propostos optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, realizando no segundo semestre letivo de 2015 entrevistas semiestruturadas com os professores de escolas da rede estadual, municipal e particular da cidade e Gravatá-PE de forma que pudéssemos obter uma maior riqueza de informações. Para fundamentar nosso estudo utilizamos Barbosa (2008), Brito (2003), Bastião (1995), Fernandes (1998), Ferraz e Fusari (1992 e 1999), dentre outros autores. Percebemos que quase todos/as professores participantes desta pesquisa não possuem formação em Música e relatam dificuldades no trabalho com música e em especifico com a apreciação musical por não possuir uma formação na área. Concluímos que a trajetória de formação dos professores os impedem de trabalhar de uma melhor maneira suas aulas e que essas ocorrem em condições desfavoráveis para um melhor aprendizado dos alunos, mas que apesar das condições adversas eles se esforçam para passar o conteúdo da melhor maneira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41364
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Isailda Isaias da.pdf570,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons