Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41364
Compartilhe esta página
Título: | Apreciação musical: desafios e possibilidades para o aprendizado dos alunos das escolas de educação básica da cidade de Gravatá-PE. |
Autor(es): | SILVA, Isailda Isaias da |
Palavras-chave: | Artes – Estudo e ensino; Música – Estudo e ensino; Música - Análise, apreciação |
Data do documento: | 26-Jan-2016 |
Citação: | SILVA, Isailda Isaias da. Apreciação musical: desafios e possibilidades para o aprendizado dos alunos das escolas de educação básica da cidade de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo Analisar como a apreciação musical é trabalhada pelos professores de música nas aulas de Arte em escolas de Gravatá, Pernambuco. Nossos objetivos específicos foram: Apresentar o debate teórico entre as categorias arte, música e apreciação musical; Identificar a compreensão de apreciação musical dos professores de música em escolas de Gravatá; Identificar como a apreciação musical é trabalhada nas aulas de música e apontar as dificuldades encontradas pelos professores de música nas aulas de Arte em escolas de Gravatá, Pernambuco. Para atender aos objetivos propostos optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, realizando no segundo semestre letivo de 2015 entrevistas semiestruturadas com os professores de escolas da rede estadual, municipal e particular da cidade e Gravatá-PE de forma que pudéssemos obter uma maior riqueza de informações. Para fundamentar nosso estudo utilizamos Barbosa (2008), Brito (2003), Bastião (1995), Fernandes (1998), Ferraz e Fusari (1992 e 1999), dentre outros autores. Percebemos que quase todos/as professores participantes desta pesquisa não possuem formação em Música e relatam dificuldades no trabalho com música e em especifico com a apreciação musical por não possuir uma formação na área. Concluímos que a trajetória de formação dos professores os impedem de trabalhar de uma melhor maneira suas aulas e que essas ocorrem em condições desfavoráveis para um melhor aprendizado dos alunos, mas que apesar das condições adversas eles se esforçam para passar o conteúdo da melhor maneira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41364 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Isailda Isaias da.pdf | 570,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons